Chayenne Cardoso chayenne.cardoso@an.com.br
Pela primeira vez, Santa Catarina consagrou-se campeã na maior prova da raça crioula de cavalos, o Freio de Ouro da 37ª Expointer, em Esteio (RS). O cavaloDestaque da Maior desbancou o favoritismo do seu irmão Cadejo e levou o primeiro lugar entre os machos.
São quatro dias de provas, em que são analisadas as partes morfológicas e as habilidades do cavalo e do ginete – o cavalheiro. Testa-se a doma, a resistência, a docilidade, a aptidão e a coragem, que formam a funcionalidade do cavalo crioulo.
– A maior nota do Destaque foi sua funcionalidade – diz um dos proprietários do animal da Cabanha Villa Verde, Diego Bogo.
O primeiro dono foi Luciano Ghisleri, que decidiu dividir a posse do cavalo assim que percebeu o potencial para competição e os investimentos necessários. Foi feito um convênio entre quatro cabanhas: Herança Infinita (Joinville), Villa Verde (Jaraguá do Sul), Colinas da Serra (Joinville) e SJ (São Lourenço do Sul/RS).
Segundo Bogo, o cavalo foi comprado há três anos e por ser filho de um multicampeão, apostaram alto nele. Destaque tem um custo de vida caro, pois é tratado com alimentação especial e balanceada. Também tem um acompanhamento veterinário periódico e cuidados especiais diários.
– O ginete César Augusto Freire é contratado para trabalhar direto com o cavalo no Rio Grande do Sul. Em 2012 e 2013, Destaque ficou em quarto lugar no Freio de Ouro com o mesmo montador – afirma Bogo.
Outro proprietário, Luciano Ghisleri, justifica o prêmio, devido ao amadurecimento do cavalo. Com sete anos de idade, ele é considerado adulto e está pronto para a reprodução.
Depois da competição, o cavalo permaneceu no RS e deve fornecer material que será usado para reprodução em 120 éguas. A volta a Joinville ocorre em quatro meses. Em Jaraguá, na Villa Verde, Destaque será pai de cerca de 40 potros. Destaque valia R$ 2 milhões e, com a vitória, hoje vale R$ 5 milhões.
* Colaborou Luiza Martin
Fonte: https://anoticia.clicrbs.com.br/sc/geral/an-jaragua/noticia/2014/09/cavalo-de-jaraguaense-e-joinvilenses-vence-o-torneio-freio-de-ouro-no-rio-grande-do-sul-4590661.html